sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Curso de costura

Assim que cheguei a BH, me matriculei no curso de costureiro do Senac. Como minha pos graduação em Milão abordou diversos aspectos da moda e eu acabei trabalhando por um ano e meio no showroom da Ralph Lauren, acabei me apaixonando pelo tema e sentindo a necessidade de conhecer o outro lado do setor. Ou seja, a produção, o artesanal, a modelagem e o contato (para mim, o primeiro) com a máquina de costura.



Na verdade, eu sempre quis aprender a costurar para consertar as minhas próprias peças, criar outras e inventar modelos, mas nunca tive tempo e dinheiro para investir. Em Milão, morando com minha amiga Piera que estudava moda, pude ter noção do quanto complicado é o processo. Se antes eu pensava que para costurar bastassem tecido e maquina de costura, pouco a pouco, vi que não é bem assim. A Piera estava sempre super atarefada, embora as peças surgissem muito depois do inicio do processo. Isso porque antes de sair costurando, existe uma coisa essencial na costura chamada modelagem. E é ela que determina que a peça seja sob medida para o seu corpo.



Trabalhando com jornalismo e design (diagramação e projetos gráficos) ha cerca de 10 anos (7 como formada), estive todo esse tempo sem conhecer outras formas de vida trabalho que não fossem alimentadas pelos raios de luz do meu Mac. E talvez desde as aulas de artes no colégio, eu não soubesse mais o que eram trabalhos manuais (daqueles em que não podemos contar com a ajuda do Illustrator, Photoshop ou InDesign ao menos). Portanto, o curso foi um super desafio para mim. Descobri, logo de inicio, que é necessário muita precisão. Cada detalhe na costura é essencial para que a peça tenha acabamento impecável.



Antes de tudo, foi preciso entender que o cálculo bem feito das medidas do corpo e a curvatura do molde da peça devem ser milimetricamente ajustados no papel para, enfim, começar a costurar. Dai se faz muito importante a paciencia com os minimos detalhes, a pegada firme no tecido, o total controle da tesoura, sem perder a delicadeza ao fazer com que o tecido deslize sob a máquina.



Controlar a máquina de costura foi então uma questão de prática, em cada dia de aula representava um pequeno progresso. O curso prevê que desenvolvamos 5 peças: saia, camisa, calça, blazer e vestido e você encontra mais informações aqui.

Minha saia sob medida, feita por mim!

Infelizmente, eu nao consegui concluir o curso. Tive de interrompe-lo na reta final, quando o jornalismo me chamou de volta. Mas o aprendizado ficou para ser aplicado em casa cada vez que a inspiração bata à porta.

2 comentários: